Tema e problemática: como identificá-los na proposta de redação do ENEM

Tema e problemática: como identificá-los na proposta de redação do ENEM

Quando você olha para o título deste artigo de opinião, consegue identificar qual é o tema? É possível perceber uma problemática atrelada a esse tema? Ela está explícita para você?



Esse texto foi escrito pelo professor Renato Janine Ribeiro e publicado na Folha de S. Paulo, no dia 14 de maio de 2020. Ribeiro discute sobre o comportamento de algumas pessoas em relação às mortes por Covid-19. Esse é o tema do artigo.

E o que seria a problemática? A problemática (ou situação-problema, como ela também é conhecida) pode ser entendida como um ponto de tensão presente em qualquer tema. Muitas vezes, é a existência de um conflito, de um desafio, de um impedimento, que torna um tema irresoluto, discutível, controverso.

Vemos aqui no texto do professor Janine que ele observa uma maneira desrespeitosa com as quais muitos têm agido em relação aos mortos nesta pandemia. Vocês enxergam aqui a presença de um problema? Sim, não é mesmo? O professor Janine também enxergou e decidiu redigir um artigo sobre esse comportamento. Além do tema e da problemática, apenas pelo título, já conseguimos ver também qual o posicionamento do professor, ou seja, sua tese, mas sobre esse tópico discutiremos em um outro post.

Talvez você até já tenha entrado em contato com os conceitos TEMA e PROBLEMÁTICA, mas nunca se lembra direito do seu significado, certo?

Bom, neste post vamos bater um papo sobre o que são esses dois termos tão fundamentais para se elaborar uma redação (e aqui estamos falando de qualquer exame – do ENEM e dos vestibulares, para a UNESP, UNICAMP, USP, UNIFESP, UFPR, UFRGS, UEM, UEPG,….). Afinal, por que saber disso fará muita diferença em seu texto?

Os números nos mostram como é importante saber identificar o tema e a problemática propostos pela prova de redação. No ano passado, em 2019, por exemplo, foram 40.624 textos zerados no ENEM por fuga temática. 

Para que você não faça parte dessa triste estatística, é imprescindível reconhecer o tema da redação, bem como a sua problemática. São exatamente nesses dois elementos que você deve se concentrar em sua discussão e sobre os quais deverá emitir um ponto de vista. Veja aqui os temas e as problemáticas propostos nos três últimos anos na prova de redação do ENEM, a fim de que possa exercitar o seu olhar analítico antes de iniciar seus textos. 

Nas propostas do ENEM, tenha bastante atenção na apreensão do tema e da problemática, pois nem sempre eles aparecerão de modo explícito; isso quer dizer que, muitas vezes, vocês deverão encontrá-los por meio da interpretação do enunciado.  

Caso 1 – ENEM 2017

Começaremos nossas análises pelo tema de 2017. Nesse exame, foi sugerida uma discussão sobre os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Faça SEMPRE o exercício de destrinchar o tema para entender bem o que se propõe para a discussão. Apenas pela interpretação correta do que está exposto no enunciado, você será capaz de corresponder ao esperado e não fugirá ao tema:

  • desafios
  • formação educacional
  • surdos
  • Brasil

Há aqui quatro ideias centrais – desafios, formação educacional, surdos, Brasil – que devem necessariamente ser o foco da sua discussão. Não é raro encontrarmos participantes que fogem a esse recorte temático e escrevem sobre subtópicos do tema proposto. Por exemplo, nesse ano, muitos foram os casos de estudantes que escreveram sobre pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes, tendo-os como foco e não como uma comparação ou uma exemplificação. Se você tangenciar o tema proposto, a nota será muito prejudicada, sobretudo na Competência 2, na correção do ENEM. Quanto mais distante você estiver da discussão proposta, mais descontos sua nota sofrerá, podendo, inclusive, zerar a redação, caso haja fuga temática.

Então qual foi a expectativa do ENEM, em 2017, ao lançar esse tema para as suas/os seus participantes? Primeiramente, era preciso encontrar a problemática presente neste tema. Note que aqui ela se está explícita no termo DESAFIOS. Afinal, o que significa ser um DESAFIO? Há problemas aqui, certo? Ao encontrar o problema (DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS SURDOS PARA RECEBEREM UMA FORMAÇÃO EDUCACIONAL), será possível elaborar a tese e focalizar na defesa do seu ponto de vista acerca dos problemas enfrentados pelos surdos, quando se trata de frequentar a escola e/ou a universidade. 

Caso 2 – ENEM 2018

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_01_AZUL_BAIXA.pdf. Acesso em: 21 jul 2020.

Em 2018, a prova de redação do ENEM trouxe em evidência o tema “Manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na internet”. Para entender bem o tema e a problemática, faça novamente o exercício de decompor o enunciado em suas ideias essenciais:

  • Manipulação
  • usuários
  • controle de dados
  • internet

Você consegue perceber que aqui também se encontra a problemática explícita? Em duas palavras se concentram a situação-problema: MANIPULAÇÃO e CONTROLE de dados. Tendo em vista esses dois pontos de tensão, você estaria apta/o a discorrer sobre o tema e o problema dessa proposta sem desvio, garantindo, portanto, notas mais elevadas (no ENEM, a competência 2 estaria contemplada!!)

Caso 3 – ENEM 2019

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2019/caderno_de_questoes_1_dia_caderno_1_azul_aplicacao_regular.pdf. Acesso em 21 jul 2020.

O último exemplo é o tema do ano passado (2019). O exame propôs uma discussão sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. À primeira vista, parece não haver ali um problema. Se fizermos o exercício de dissecar o enunciado, encontraremos:

  • Democratização 
  • acesso
  • cinema
  • no Brasil

Todavia, ao analisarmos o enunciado com um pouco mais de profundidade, logo chegaremos à problemática. Ao lançarmos as perguntas: “Qual é a problemática inserida neste tema?”, “Por que o ENEM trouxe tal tema para a discussão?” Aaaah, o acesso ao cinema não é democratizado, ou seja, nem todos podem frequentar os cinemas e ter acesso aos filmes. Então encontramos ali a problemática, que se encontra implícita: a falta de democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Uma observação importante ainda sobre a compreensão do tema: você reparou que, nos temas de 2017 e 2019, a problemática estava centralizada no contexto brasileiro (“Desafios na formação educacional dos surdos NO BRASIL” e “Democratização do acesso ao cinema NO BRASIL”)? Isso quer dizer que a banca avaliadora esperava que a reflexão crítica estivesse voltada à análise dos nossos problemas, especificamente de nosso contexto. No ano de 2018, entretanto, observamos que a expressão “NO BRASIL” não está presente no enunciado. O foco temático não se localizava exclusivamente em nossa realidade brasileira, mas em um contexto mais global.

Ficou mais claro? Tenha MUITA ATENÇÃO na leitura da proposta de redação e faça sempre o exercício de destrinchar o enunciado para localizar o tema e a problemática.

Boas linhas e um abraço! 🙂


Categoria: Enem
Autora

Ariadne Machado

Educadora e professora de redação. Há mais de quinze anos ensina suas alunas e seus alunos a escreverem redações para os principais vestibulares do país.

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