Dentre as provas de redação, a do ENEM é, pra mim, uma das mais especiais. Sabe por quê? O tema sempre nos traz uma grande provocação: a de refletir sobre um problema que, muitas vezes, não nos atinge diretamente. Além disso, o tema movimenta nossos pensamentos a fim de que elaboremos alguma possibilidade de atenuar essa problemática.
A beleza da prova do ENEM está justamente neste ponto: ela nos faz sair da nossa zona de conforto. Por exemplo, o tema de 2015 instigou homens a discutirem a violência contra a mulher. Em 2016, muitos que jamais sofreram a intolerância religiosa foram convidados a essa reflexão. No ano passado (2019), a falta de acesso ao cinema foi discutida por aqueles que estão semanalmente nas salas de shoopings no Brasil. Não é apenas a desacomodação do lugar confortável que me encanta nessa prova, mas a tarefa de levar milhões de participantes ao engajamento em uma questão social.
Quer entender melhor como se elabora uma ação completinha para atender à expectativa da banca avaliadora do ENEM? Venha comigo nessa aula!
Links importantes
- Websérie sobre o sistema político brasileiro E eu c/ isso?
- Declaração Universal dos Direitos Humanos